4 de junho de 2011

48 anos!!


No dia 19 de Maio o Agrupamento 170 da Sertã comemorou 48 anos! E para celebrarmos esta data, os membros do agrupamento juntaram-se na sede no dia 28 de Maio.
Este dia foi dividido entre actividades de secção, e ajuda, de todas as secções, na recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome, nos diversos super-mercados da nossa vila, começando o dia mais cedo para uns que para outros. Ao final da tarde participámos na Eucaristia, na Igreja Matriz, em memória dos escuteiros falecidos. Por fim, um jantar de confraternização, entre todos os elementos do Agrupamento e Órgãos Sociais da A.P.A.E.S., realizado na nossa sede. Para além do jantar preparado, tivemos também dois bolos de comemoração do aniversário, onde foi relembrado que o Corpo Nacional de Escutas celebrou no dia 27 de Maio, 88 anos. E com todos estes motivos de alegria, e de barriga cheia, acabámos o dia, esperando pelo próximo, visto que estamos quase nas bodas de ouro!

Andreia Santos   




 

3 de junho de 2011

São Jorge, o Santo Patrono do Escutismo!

Os escuteiros da região de Portalegre e Castelo Branco reuniram-se no dia 1 de Maio de 2011, para celebrar o dia de S. Jorge, Patrono Mundial do Escutismo, sendo o seu dia oficial, o 23 de Abril.
Numa actividade que animou a Vila da Sertã, foram desenvolvidas um conjunto de actividades em torno do objectivo principal deste dia, tais como: os escuteiros terem o dever de lembrar a promessa a que se comprometeram e recordar a lei do escuta, o seu patrono mundial, representar a unidade dos escuteiros do mundo inteiro e o desejo de uma vida fiel e corajosa no cumprimento da vontade de Deus. Não que um escuteiro a deva esquecer nos outros dias, mas o dia de São Jorge é um dia especial para todos nós reflectirmos.


"São Jorge é também o patrono de todos vós, escuteiros, em qualquer lado onde estiverdes. Por isso todos vos devereis saber a sua história, pois São Jorge é um exemplo sempre vivo do que um escuteiro deve ser. Quando ele enfrentava o perigo ou situações temerosas, quanto mais difíceis elas pudessem ser, mesmo na forma de um dragão – ele nunca as evitava ou tinha medo. Enfrentava-as sim, com todo fervor sem procurar descanso. É esta exactamente a forma com um escuteiro deve enfrentar uma dificuldade ou um perigo, não importando o quão grande e terrífico ele possa parecer. O escuteiro deverá enfrentá-lo com confiança, usando todas as suas forças possíveis e ultrapassando-se a si próprio. Provavelmente terá sucesso”.

Baden Powell


Susana Vicente