16 de janeiro de 2012

Rezar com os Caminheiros II

... E porque a primeira edição do Rezar com os Caminheiros foi um sucesso, não desistimos da ideia e desenvolvemos mais uma vez esta actividade. Desta vez na Capela de Santo Amaro, no dia 13 de Janeiro pelas 21:15h juntámos aqueles que pretendiam um momento de oração... e assim foi. Com o tema O Caminho e o Caminheirismo como base, desenvolvemos um espaço de introspecção acerca daquele que cada um entende ser o seu caminho, as suas escolhas, sempre consciente dos seus obstáculos e as consequências de cada acto praticado.
Foram alguns minutos de união e reflexão acerca do Percurso de Verdade na Vida que levamos e julgamos ser o mais correcto, no qual sempre temos presente a Imagem de Jesus Cristo.


Deixo aqui o texto que deu "o tiro de arranque" para a actividade...


"Ser caminheiro, não é apenas ter dezassete anos ou ter um lenço vermelho, ter carácter ou ser inteligente, ter habilidade manual ou grande aptidão, ter saúde ou ser robusto… Ser caminheiro, é muito mais do que simplesmente nos realizarmos a nós próprios, mas sim também ter a capacidade de auxiliar o outro em tudo o que se consegue, formando assim bons cidadãos.Ser caminheiro, é aprender a estar pronto e disposto, quando assim é necessário, é saber agir num momento de emergência, seja ele qual for para o bemdos outros… este é o nosso papel, sendo leais à nossa promessa.
Muitos pensam, "...bem que seca que isto é…" ou mesmo "…é preciso ter muita paciência para isto…", mas nada disso!! Ninguém anda no escutismo obrigado, muito menos um caminheiro…se fazemos da nossa vida um ideal de promessa, é porque assim queremos, assim nos comportamos e porque é assim que gostamos de viver. De outra maneira ainda podem pensar, "…bem mas aquilo deve ser um tédio…", mas nada disso!! Em todos os nossos encontros,vão-se criando ao longo do tempo laços de amizade, que não só se idealizam naquelas horas, mas sim durante a semana, sendo a secção mais alegre e feliz da fraternidade escutista.
O êxito da vida acontece no momento em que encontras a tua felicidade, e aí triunfarás.
Ser caminheiro é ser realizador de sonhos, sabendo crescer por dentro. Não te deixes levar pela corrente normal da vida, sê aquilo que és, segue o teu verdadeiro rumo… A CAMINHO DA FELICIDADE, A CAMINHO DO TRIUNFO…"


ERGUET

A actividade tão esperada realizou-se nos dias 9 e 10 de Dezembro no Campo de Actividades Escutistas da Portela (Sertã) e contou com a presença de 12 elementos dos Agrupamentos da Sertã, Castelo Branco, Cebolais de Cima e Rossio ao Sul do Tejo, estando também presentes 3 dirigentes de Castelo Branco, Cebolais de Cima e Sertã.
Muito trabalho foi realizado com o objectivo de melhorar a comunicação, participação e empenho dos Agrupamentos relativamente às actividades destinadas à IV Secção. Momento alto da actividade foi a Investidura dos Guias de Tribo do Clã PCB, que se mostraram disponíveis e comprometidos para a missão que os espera...


Aqui ficam alguns dos testemunhos dos participantes...




“Estas actividades fazem-me renascer, abstrair e voltar a encontrar a minha essência, que por vezes se perde na rotina. É preciso parar, pensar e reflectir para sentir. E só quando sentimos falta, sentimos a sua importância. Há que tentar sempre aceitar estes desafios, pois só assim conseguiremos encontrar o Homem Novo que existe e nasce em nós. ERGUET e aceita o teu próprio desafio! Ana Mafalda Matias"


"Porque a união dos seres sempre foi e será uma forma de enriquecer as suas vivências, esta como muitas outras actividades foi rica em um pouco de tudo... convívio, conhecimento, novas amizades. Porque a paz interior também foi fortalecida há que continuar a CAMINHADA rumo ao sucesso e à FELICIDADE. Eu saio daqui um pouco melhor do que quando cheguei. Ana Rute Martins"




“A importância de dias como estes, não se compara ao que temos que abdicar para aqui estarmos. O nunca desistas passa a ter mais sentido e a ser mais sentido perante as dificuldades que a região e os agrupamentos enfrentam.
ERGUET com responsabilidade e empenho. Miguel Ferrão"


“De nada serve terdes um ou dois jovens excelentes se o resto não prestar. Portanto devemos torná-los razoavelmente bons. Tiago Bernardo"

Rezar com os Caminheiros I

... ainda antes do ERGUET nós, Caminheiros organizámos uma actividade inédita na nossa Comunidade... o Rezar com os Caminheiros!

Decorreu no dia 25 de Novembro na Igreja Matriz e teve como tema o Escutismo... Aqui fica um pequeno texto proferido naquela noite...


"O que é o Escutismo? O escutismo é um Movimento Mundial aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação dos jovens de ambos os sexos, baseado num quadro de valores expressos na Promessa e Lei Escutistas.

A missão do escutismo é ajudar a desenvolver os jovens a tornarem-se pessoas autónomas, solidárias, responsáveis e comprometidas. O escutismo permite que cada jovem seja protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe o seu papel construtivo na sociedade. E como alguém disse uma vez “Deixar o Mundo um pouco melhor que o encontras-te!”"