24 de março de 2009

Promessas - 21 e 22 de Março


No fim-de-semana 21 e 22 de Março realizou-se na Sertã as promessas do Agrupamento 170!
Para não variar, as “promessas” começaram no sábado bem a noitinha, 21, com a velada de armas! Como o nosso chefe de agrupamento disse esta cerimónia servia, no tempo dos cavaleiros, para se prepararem para serem investidos! Na velada de armas eles oravam e preparavam o espírito com a ajuda de Deus, tal como nós os escuteiros que continuamos com esta cerimónia preparamo-nos uns para fazer promessa e outros para renovar a promessa.
Na nossa velada começamos com as confissões, depois passamos à oração onde alguns pensamentos, máximas e leis foram lidas, uns foram relembrados e outros que ouviram pela primeira vez! Após a cerimónia nós os caminheiros fomos fazer a nossa confissão com a ajuda do senhor Padre, onde reflectimos os nossos actos e pensamos nos nossos pecados, cada um para dentro de si!
No dia seguinte a verdadeira cerimonia juntamo-nos de manha bem cedo para alguns, perto das 11h, junto há igreja Matriz todos bem fardados e com grande disposição para o dia que se avizinhava longo!
As “promessas” correram lindamente ninguém se enganou a cantar o salmo, todos os noviços e aspirantes sabiam o cerimonial da promessa… este ano foram investidos 9 lobitos, 4 exploradores, 1 pioneiro, e 4 bons caminheiros!
Após a Eucaristia rumamos há nossa maravilhosa sede onde nos esperava um bom banquete, todos comemos e bebemos à grande, pois a comida nunca mais se acabava!
À tarde já cheios de comida e com o cafezito tomado cada caminheiro fez uma equipa de 8 elementos, lobitos, exploradores, pioneiros, chefes e pais, e foram passear pela sertã fazendo um jogo de vila, onde o seu final era outra vez na igreja matriz para cada secção fazer a adoração ao santíssimo. Quando acabamos a nossa adoração seguimos para a sede, refrescando-nos pelo caminho pois a sede já apertava!
Chegados a sede cantamos o adeus e cada um seguiu o seu caminho!

Tiago Bernardo

1 comentário:

Eduardo Bicacro disse...

Lol "refrescámo-nos" pelo caminho!! boa metáfora