20 de novembro de 2008

Fescut 2008 - Belém




Nos dias 24, 25 e 26 de Outubro, teve lugar em Belém, mais uma edição do Fescut, o já famoso Festival de Música Escutista. E o PCB, como sempre, não pôde faltar... Nem a Sertã, que esteve presente com o Eduardo, o Garcia, eu (Raquel) e com uma visitinha aoespectáculo do nosso chefe de clã (Ferrão).
Fomos chegando aos poucos, cada um oriundo de sua terrinha diferente. Na espera de uns e de outros ainda tivémos tempo de ir provar os tão tradicionais (e saborosos =D) Pastéis de Belém. Depois da maltinha estar toda junta lá seguimos para o Colégio Pina Manique, onde iríamos pernoitar e onde decorreria também o espectáculo.
Já no dia 25 foi feita a abertura oficial do Fescut 2008. Depois disso fomos dormir, ou não, e seguiram-se as brincadeiras do PCB, com direito a sacos-cama escondidos e tudo.
Na manhã do dia seguinte andámos a desvendar o bocadinho de Lisboa que nos foi possível em tão curto espaço de tempo. Entre outros, passámos ao lado do Museu da Electricidade, do Padrão dos Descobrimentos, do CCB e dos Jerónimos num belo passeio pela margem do Tejo. Depois do almoço seguiram-se alguns jogos, aos quais grande parte aderiu, uns mais, outros menos. Enquanto isso, os nossos artistas faziam o soundcheck. Comido o jantar, começou-se tudo a juntar no Pavilhão Desportivo do colégio, onde se iria descobrir a próxima localização do Fescut. As coisas estavam atrasadas e mesmo tendo entrado já um bocado depois da hora prevista para o início do espectáculo ainda tivémos de assistir a dois soundchecks, feitos já meio à pressa. Mas lá foi dado início, com os discursos habituais feitos pelas pessoas importantes. Os artistas estiveram todos muito bem em palco, mas os melhores foram, nitidamente e sem margem para dúvidas, os nossos. Também gostei muito do grupo de caixas e bombos constituído por alunos surdos, e ainda da actuação do Grupo de Gaita-de-Foles, ambos do colégio. Mas, mesmo assim, nós fomos os melhores em palco, e também fora dele. Marcámos com a nossa presença irreverente, que deixa toda a gente com vontade de participar em muitas mais actividades connosco. Só é pena que o júri não tenha achado que nós deveríamos ser vencedores.
Mas depois de chegada a casa constatei que realmente nós somos os verdadeiros vencedores de todas as edições do Fescut em que participámos. Não ganhamos o prémio responsabilidade (ainda bem talvez) mas ganhamos no reforço das nossas amizades e na construcção de novas. Ganhamos porque os nossos triunfos não precisam de prémios nem de reconhecimento, levamo-los connosco para a nossa forma de estar na vida e reconhecemo-nos a nós próprios como os melhores no escutismo que fazemos.
Bem, fica o mote, que já toda a gente conhece: -"Assim se vê, a força do PCB!"
E para o ano seremos (novamente) vencedores!

Raquel Sequeira

1 comentário:

Eduardo Bicacro disse...

Muito bonito este testemunho. Concordo com muito do que tu disseste. Queria apenas acrescentar que, apesar de o PCB sair mais unido de cada actividade em que participa como grupo, houve nesta actividade alguns momentos em que nao me revi nos comportamentos de alguns membros do grupo. Sabemos que ha muito boa disposição nas actividades em que estamos juntos, mas ha momentos em que se tem de tentar conciliar a diversão com o respeito pelos outros, e respeitar as decisões de todos. Quem lá esteve, talvez saiba do que estou a falar. Para quem não esteve, digo apenas que me refiro à hora do deitar, em que houve ENORME regabofe na nossa sala-quarto, que incluiu todos. Os que queriam e os que nao queriam participar, os que queriam e os que não queriam dormir.
Mas, claro, voltava a participar no Fescut 2008.
Para o ano, vamos a Moreira espalhar ainda mais magia!