30 de novembro de 2012

Vivência do Advento e Natal


Ano Pastoral 2012-2013

Vivência do Advento e Natal

(na catequese e na Comunidade)

Proposta de campanha

 
  

Natal: Vamos Acolher o Amor!

 
 

 

1.Ano da Fé: A fé vivida como experiência de um amor recebido

 

INTRODUÇÃO

 

Neste Ano da Fé, queremos que o Natal seja um dos grandes momentos para celebrarmos a iniciativa de Deus que torna possível o caminho da fé, enviando-nos Jesus.

Por isso, ao falar de fé, falamos sempre, e em primeiro lugar, da iniciativa de Deus, da graça que Ele nos dá, do amor que Ele tem por nós. O tempo do Advento e do Natal é tempo de compreender cada vez mais e viver cada vez melhor esta graça.

Neste contexto vamos ajudar as crianças e adolescentes a viver este tempo de graça, ajudando-os a compreender e a viver a fé como uma experiência de um amor recebido: Jesus que vem no Natal.

A proposta que apresentamos, foi pensada para ser feita na catequese mas em ligação com a comunidade, nomeadamente pela Coroa do advento ou a construção do presépio, se for essa a opção. E até poderia ser adaptada para ser feita em família… que bom que pudesse ser…

É uma proposta simples: vamos pegar no símbolo da chama: a chama da fé, simbolizado na chama de cada vela da coroa do Advento, já tão comum nas nossas comunidades. Para alem disso, muitas famílias terão a vela familiar do Ano da Fé que a nossa diocese este ano distribuiu e que acenderão algumas vezes em casa. Por mais este motivo, o símbolo da chama, como símbolo da fé, pode tornar-se muito rico nesta campanha. O que apresentamos é apenas uma sugestão que pode ser ainda enriquecida segundo cada caso e a criatividade de cada um…

A proposta é a seguinte: na catequese de cada semana, no momento que parecer mais adequando ( tendo em conta sempre o compromisso que propõe para cada semana…), apresentar uma pequena tarefa a realizar, com o objectivo concreto de preparação para o Natal, e se materialize, como em baixo se explica. Essa materialização é que seria levada para a comunidade dominical pelas crianças.

Um bom Advento e boa caminhada no acolhimento do Amor!

 

2. Como fazer?

COROA DE ADVENTO

Fazer em cartolina ou cartão grosso ( tubos largos de certas embalagens, também podem servir) uns tubos largos onde possam caber as velas do Advento e ainda ficar algum espaço para meter as “chamas” que as crianças fazem na catequese;
Cada um desses 4 tubos deverá ser devidamente forrado com a respectiva cor das 4 velas do Advento. Em cada uma desses tubos/velas coloca-se em cada semana um dístico indicativo da atitude que se propôs, nessa semana, para acolher o dom da fé e crescer na relação com Deus. Assim:

 1ª “REZAR”; 2ª “AMAR”; 3ª “CELEBRAR”; 4ª “CONFIAR”

(chama da ORAÇÃO, chama do AMOR, chamada CELEBRAÇÃO, chama do CONFIAR ).

 

Alternativa: A CONSTRUÇÃO DO PRESÉPIO

Optando pelo Presépio vai - se construindo em referencia também às atitudes indicadas, como adiante se indica.

Sem comentários: