5 de março de 2009

Baú 09 - 27, 28 de Fevereiro e 1 de Março































Cedo começou a nossa descoberta sobre o conteúdo do BAÚ, saindo da Sertã por volta das 16h, chegando ao Rossio ao Sul do Tejo por volta das 17h. Mal chegamos, puseram-nos logo a trabalhar, acabando o que faltava fazer nos preparativos da actividade. Carregamos a famosa jiposa com o material necessário para actividade, fomos comprar material que faltava e o nosso jantar e dirigimo-nos para o local onde iria decorrer a actividade. Chegados à EPDRA (Escola profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes), sítio onde iríamos ficar, logo foram distribuídas tarefas onde todos arranjamos as salas de forma a poderem servir de dormida e distribuídas equipes para funcionar melhor a preparação. Eu fiquei responsável pela equipe audiovisual e o Eduardo pela “corte e costura” (lol). Com isto tudo chegamos às 21 horas e decidimos que era a melhor altura para jantar. Como a actividade tinha inicio às 22h 30min ficamos na conversa até ao inicio da actividade, que foi por volta das 23h 30min, altura que acabaram de chegar todos os participantes (excepção feita aos caminheiros da Trofa que só chegaram no sábado à tarde!). A começar a actividade, deram-nos um envelope com um mapa com a indicação do sitio para onde nos deveríamos dirigir, fazendo uma caminhada solitária. Chegados ao ponto, iríamos encontrarmo-nos com outro/a caminheiro/a, que, com a junção dos 2 mapas nos dava a localização do segundo ponto. Neste 2º ponto encontramos mais dois caminheiros e, com a junção dos 4 envelopes nos dava a pista para o 3º e ultimo posto de encontro onde nos juntaríamos ao resto da nossa equipe. Havia 8 equipes. Verdade, Mentira, Alegria, Tristeza, Humildade, Vaidade, Generosidade, Egoísmo. Eu calhei na equipe Alegria (a melhor equipe que esteve presente no Baú!!) e o Eduardo calhou na equipe Verdade. Depois de sabermos e conhecermos a nossa equipe, vimos o primeiro filme que nos deu um cheirinho da temática de toda a actividade, recebemos as primeiras instruções e fizemos a tão esperada ceia regional, onde provamos iguarias de norte a sul do país. Comemos, bebemos, cantamos, enfim.. Divertimo-nos enquanto podíamos, pois tínhamos de ir dormir para descansar-mos para um sábado que prometia ser duro.
No sábado, cedo foi a alvorada, com um chefe a chatear-nos por volta das 8 horas. Tomamos o pequeno almoço, reuniram-se os responsáveis das equipes para receber as instruções do raid e partimos para o raid por volta das 10 horas da manhã. Fomos a primeira equipe a sair e tínhamos logo o primeiro serviço para fazer: arranjar uns 50 metros de caminho e a margem de um riacho para que se pudesse passar por lá sem nos aleijar-mos e sem nos molhar-mos.. É claro que ficou ali um trabalho dos Deuses… O resto do raid foi passado a fazer as reflexões pedidas e a tentar (des)orientarmo-nos no mapa (nunca tivemos perdidos.. lol). Pormenor engraçado desta actividade é que todas as equipas andaram “desorientadas” e poucas foram as que fizeram o serviço no sítio certo.. Por volta das 16 horas encontramos o P(y)etra que nos informou que finalmente estávamos no sítio certo e questionou-nos se já tínhamos aberto o saco preto (que era o que continha o nosso almoço e nós não sabíamos.. Estávamos a espera que alguma carta nos dissesse para abrir o saco. Até esta altura ainda só tínhamos comido algumas laranjas muito más!). O saco preto continha 1 kg de farinha, fermento, sal e 2 chouriços. Objectivo: fazer pão com chouriço, para quem não percebeu.. :D Começamos a pensar em como faríamos o pão com chouriço, e a única solução que nos aparecia era pedir o forno emprestado em alguma casa.. E isso aconteceu +/- uma hora depois.. Por volta das 17 horas encontra-mos uma senhora simpática que nos emprestou tudo o que precisávamos para fazer o pão: Forno a lenha, lenha para o forno, agua para o pão, clementinas e acima de tudo, hospitalidade! Tivemos lá ate às 19 horas, tempo suficiente para surpreender duas senhoras de idade que duvidavam dos nossos dotes de padaria! Fizemos um pãozinho com chouriço como à muito tempo não comia. As reflexões do raid foi, essencialmente sobre o que recebemos dos outros e sobre o que podemos dar aos outros! Chegamos à escola às 20 horas e foi altura de receber-mos o exemplo do que podemos receber dos outros. Tal como Jesus lavou os pés aos apóstolos, a EP lavou os pés às várias equipas! Depois disso chegou a hora da bucha tendo como ementa uma feijoadazinha. Depois de jantar, tivemos algum tempo mais descontraído, onde pudemos partilhar jogos, altura em que aprendemos o da cueca (que brutalidade!) e onde muita gente queria aprender o sultão, mas não deu tempo (fica para a próxima!!). No final da noite jogamos às escondidas em que cada equipe tinha um elemento a procurar (o louco da equipe) e tinha de encontrar os elementos da equipe oposta. (o louco da equipe alegria procurava os elementos da equipe tristeza). Acabado o jogo, altura de descansar, quem queria, ou, para quem não queria descansar, entreter-se com alguma coisa..
No domingo, mais uma vez um certo chefe a chatear-nos para nos levantar-mos para podermos tomar o pequeno almoço e prepararmo-nos para a missa a tempo e horas.. Alguns de nós (eu, o Mica, a Augusta e a Joana) fomos mais cedo para fazer a limpeza da capela e preparar as coisas para o sacerdote não perder muito tempo pois ele tinha uma agenda muito apertada naquele domingo. Participamos na eucaristia e, acabada a eucaristia, prosseguimos com a actividade. Descortinamos em equipe os sentimentos que nós podemos transmitir às outras pessoas para que possamos fazer da vida dessa pessoa o mais feliz possível e escrevemos na folha “orgulhosa” que assim passou a ser humilde! Dividimos a folha para que cada elemento da equipe pudesse levar um bocadinho da folha consigo e assim se lembrar sempre que olhar para a folha dos sentimentos que devemos tentar transmitir às outras pessoas.. Depois disso, todas as equipes partilharam as suas ementas da alegria e os seus slogans contra a desigualdade que elaboraram durante o raid e foram votadas as melhores. Na parte dos slogans, ficaram todos em primeiro, na parte das ementas, ganhou a ementa da equipe mentira com 3 votos! Acabada a votação, foi altura do churrasco que já estava a ser preparado pela EP. Com vontade de congelar o tempo ou faze-lo abrandar o mais possível, era já com algumas saudades que almoçávamos e falávamos sobre a actividade. Pouco depois de almoço começavam as despedidas e as típicas promessas de nos encontrarmos noutras actividades.. A quem ficava, esperava-lhes uma tardezita de limpezas.. Findo as limpezas, altura de arranjar boleia para toda a gente e pôr-nos a andar que se fazia tarde!
Despedimo-nos de todos na estação, onde fomos beber um café e viemo-nos embora com muita vontade de fazer toda a gente à nossa volta mais feliz!!

Resta-me só dizer que gostei muito da actividade e que levo o meu BAÚ a abarrotar de sentimentos pronto a se abrir para distribuir a quem precisar!!

Ricardo Garcia
Preguiça Sonolenta
Equipe “Alegria”
Equipe Zeca Afonso
170 Sertã
PCB

2 comentários:

Inês disse...

Actividade boooaaaaa.

"Fizemos um pãozinho com chouriço como à muito tempo não comia." - É bem verdade o pauzinho estava bom... e a fome já apertava aquela hora.

Alegriaaaaaaa

Beijinho*

Eduardo Bicacro disse...

Uma actividade bem engraçada, com muita gente de muitos lados diferentes. O nosso clã devia ter estado mais bem representado porque valia mesmo a pena...

Ainda assim, os que foram trouxeram no fundo do seu baú alguma coisa que poderá enriquecer o nosso clã!